Cuidados

OBJETIVO

O principal objetivo das linhas dissertadas é orientar e recomendar ao novo proprietário do Bebê Gênnetos os cuidados a serem tomados no dia-a-dia. Ressaltamos que isso não dispensa que seu bebê tenha um acompanhamento de Médico Veterinário e, se possível, com especialidade em felinos. 

ALIMENTAÇÃO

Alguns itens são essenciais a serem preparados antes da chegada do seu filhote, sendo:

Recipientes de Água
Tamanho Médio

Gatos gostam de brincar com água, se olhar nela, e não tomam água em quantidade adequada se lhe for oferecida em um pote muito pequeno. Fontes próprias para gatos também são bem-vindas, mesmo assim, mantenha o pote até se certificar que o seu filhote aprovou a fonte. Manter água corrente  e fresca diariamente. É importante que a água seja filtrada.

Recipiente de Ração e Comida Úmida
Tamanho Médio (vidro/porcelana)

Seu filhote deve se alimentar com ração Super Premium (É de extrema importância usar um marca indicada pelo criador) diariamente e, também com porção de ração úmida que complementa sua dieta.  A qualidade da alimentação do seu bebê influenciará diretamente na maciez e oleosidade da sua pele bem como no seu desenvolvimento e bem estar.

Recomendamos fortemente a alimentação com a marca  ND, entretanto, a alimentação deve seguir as porções da embalagem, pois o excesso de ração poderá causar diarreia. A seguinte dieta está pode ser  adotada:

         - Manhã: porção de ração seca super premium ND Frango;

         - Tarde (após almoço): porção de ração seca super premium ND Frango;

         - Noite: porção de ração úmida -  ND ou Royal Canin;

É opcional o incremento semanal de carne crua (pode ser dado carne bovina magra moída ou em tiras, peito de frango (com pele) cozido e desfiado, filé de Merluza, alternadamente ou apenas o que for de preferência do seu gato.

 

Atenção: A carne deve ter permanecido congelada por no mínimo 72 horas para que seja seguro o seu consumo. Alimentos úmidos são de extrema importância, pois têm maior quantidade de água e o consumo regular ajudará a prevenir problemas renais e urinários.

HIGIENE

Seu bebê sempre precisará da sua ajuda! A higiene semanal e mensal é fundamental.

Caixa Higiênica: plástica com tampa e, grãos de madeira como “areia"

Produtos: algodão, gaze, cotonete, soro fisiológico, pano úmido de bebê sem álcool, shampoo de bebê Johnson ou Protex vitamina E ou Ômega, cortador de unha, liquido de limpeza de orelhas da marca Virbac.

Banho: não recomendamos que seu filhote seja levado a pet shops para tomar banhos.  Você pode dar banho no seu bebê junto contigo, prepare uma “bacia” com água morna e, leve-o após desligar o chuveiro. O barulho poderá assusta-lo. O banho deve ser uma diversão! Lembre-se disso! Utilize os shampoos indicados acima. Banho com água pode ser dado quinzenalmente e, semanalmente poderá ser limpo com pano úmido de bebê sem álcool.

Orelhas: embebedar algodão com produto especifico para limpeza de orelhas da Virbac e, passe na parte interna da orelha. Utilize suavemente cotonetes para a limpeza das extremidades. NÃO introduzir o cotonete nos condutos auditivos!

Unhas: devem ser limpas com lenço úmido de bebê e, aparadas com cortador humano. Cuidado ao cortar para não machucar. Em necessidade orientamos você.

Olhos: super delicado! Tenha muito cuidado! Limpar com gaze ou algodão molhado com soro fisiológico. Limpar somente uma vez ao dia e, não esfregar. 

Brinquedos diversos: penas, bolinhas, ratinhos...... Receber carinho humano com frequência e atividades lúdicas (brincadeiras) são muito importantes para o bom desenvolvimento mental e social do felino.

Arranhador:   é importante que o arranhador seja grande, forte e não tombe.

Caminha: escolha o modelo que você mais gostar.

Fundamental:  não custa relembrar que a casa ou apartamento deve estar seguro para seu gato: telas de proteção, muros altos, portões e portas SEMPRE fechados.​

ADAPTAÇÃO AO NOVO LAR

Arrume todas as coisas do seu filhote em um cômodo tranquilo da casa e o deixe somente nesse cômodo até que ele se refaça da mudança e conheça a sua nova família.

 

É normal o filhote não comer, não tomar água, nem usar o banheiro no primeiro dia, mas se isso prolongar por mais de um dia, nos informe e tentaremos ajudar. É possível também que ele “erre” o banheiro a primeira vez, lembre-se, tudo é novo para ele, se isso acontecer, apenas recolha coloque o xixi ou o cocô na bandeja com a ajuda de um papel, e mostre para ele.

Conforme ele se sentir mais à vontade, você pode levá-lo para conhecer o resto da casa, aos poucos, cômodo por cômodo, sempre deixando ele voltar ao seu lugar inicial, para que ele tenha um lugar que se sinta seguro. O tempo que um filhote leva para se sentir a vontade em seu novo lar pode variar muito de um gato para outro, podendo ser de alguns minutos até alguns dias.

 

Seja paciente e respeite o tempo do seu filhote.

Evitar expor o filhote novo a situações de estresse, como festas, recepções, viagens, recebimento de visitas, contato com outros animais (exceto os animais que o proprietário eventualmente já possua), banhos e saídas de casa (exceto ao que se refere a cuidados veterinários), durante 30 (trinta) dias que sucedem à entrega. Situações de estresse diminuem a imunidade do animal, deixando-o mais susceptível a adoecer.

O gato nunca deve ser deixado sozinho por mais de 24 horas, a menos que tenha uma pessoa responsável que compareça todos os dias para a troca de água, ração e limpar a areia. Não exponha seu gatinho a outros gatos que não possuam exames de FIV/FELV e, os demais doenças.

ADAPTAÇÃO AOS ANIMAIS DA CASA

Se você já tem outro gato em casa, é natural que ele se sinta enciumado com a chegada do filhote. Dê muita atenção e carinho para o seu gato nessa fase. O agrade sempre que o novo filhote estiver por perto e não deixe ele se sentir excluído.

Se o seu gato rosnar, bater na cabeça do filhote, ou qualquer coisa assim, ignore o comportamento dele..... Não o repreenda!

 

Não force a aproximação. O filhote e ele vão determinar o próprio ritmo de aproximação e isso deve ser respeitado.

 

Não se preocupe!  deixe que eles se encarreguem de fazer amizade, respeitando um o tempo do outro.

Veja também:

Lykoi

Gênnetos Gatil

Nossas redes:

  • Gênnetos Gatil - Lykoi
  • Gênnetos Gatil - Lykoi

Santo André | São Paulo | Brasil

©Gênnetos Sphynx & Lykoi - Todos os direitos reservados