Perguntas Frequentes

Eles são gatos de fato? Ou um cruzamento com gambás?


Eles são 100% gatos. Eles têm uma aparência única, mas é como eles “naturalmente” se parecem. Não foi feita nenhuma experiência para criar o gato. Até temos a raça descrita como ela deve ser do primeiro par encontrado, para que os criadouros não deixem os gatos diferentes do que foi visto pela primeira vez.




O que acontece com as duas colorações de pelos? Eles são cinzentos, acinzentados ou malhados?


Essa coloração não é encontrada em qualquer tipo de gato no mundo. É chamada de “Roan”. Eles nascem com uma cor única, que é o preto, e após a primeira pelagem ser trocada, eles crescem com pelos brancos e pretos. É uma cor única da cabeça aos pés (em outros gatos, essas cores se diferem em duas colorações diferentes). Os testes de DNA mostraram que o Lykoi não é malhado.




Qual é o tipo de sua pelagem?


O tipo de pelo que o Lykoi tem se parece muito com o tipo de pelo do Barn Cat. Eles são quentes ao toque e o nariz se parece com elásticos.




Eles são meio Sphynx?


Não, os testes de DNA mostram que eles não têm o gene do Sphynx ou do Devon. O gene do Lykoi teve sua mutação dos gatos domésticos de pelo curto.




Esse gene é recessivo ou dominante?


O gene no Lykoi é recessivo. Foi provado pela segunda ninhada de Lykoi (são gatos que carregavam o gene, mas se pareciam diferentes do que o Barn Cat preto). Os gatos nascidos são inteiros com pelos e mostraram o padrão Lykoi (onde em algumas partes faltavam os pelos, além do padrão roan).




Os gatos Lykoi podem participar de torneios?


Existem alguns passos para que se tornem participantes de torneios e, sejam reconhecidos como raça. Como “Raça Preliminar Nova”, a raça deverá passar por alguns estágios para serem completamente contemplados. Os gatos têm os papéis de registro, pedigree e podem ser mostrados em exposições como raças "não reconhecidas". Mas ainda não competem em algumas federações nos torneios com as raças já firmadas, como Persas, Siameses etc. Já possuem reconhecimento na TICA, LOOF e, em andamento em outras como a FíFE.




Há alguma doença genética nessa raça?


Não foi encontrada, até então, nenhuma doença nos gatos. Mas, por eles serem uma mutação natural dos gatos domésticos de pelo curto, eles podem ter alguma doença relacionada a eles.




Como é sua personalidade?


É possível comparar a personalidade dos gatos como as de cães de caça. Eles são extremamente leais a seus donos, são motivados pelo cheiro (sim, muitos gatos são, mas eles vão diretamente ao ponto quando sentem algo que os interessa) e são muito inteligentes. Estão ligados em tudo que acontece ao seu redor. Algumas vezes eles podem ser muito pegajosos, mas quando o dono estiver muito ocupado para eles, eles vão entender e irão se entreter com outras coisas, mas perto do dono para que mantenha sempre o olhar neles.




Eles se dão bem com outros animais?


Completamente. O Lykoi ama tanto os humanos, quanto animais e quando eles são propriamente apresentados à sua nova família (Os de duas pernas e 4 patas).




Há outras cores além de preto?


Sim. Já tivemos alguns gatos com padrão azul e outros com padrão tuxedo. Mas somente Lykoi preto roan serão aceitos nesse momento.




Eles são hipoalergênico?


Não, mas se você é alérgico a gatos com muitos pelos, como o Persa, então você pode se adequar ao Lykoi, uma vez que ele tem pouca quantidade de pelos do que um gato típico. Já foi documentado que algumas pessoas já tiveram grandes alergias com o Lykoi, já outras quase não tiveram. Vai depender do tipo de alergia de cada pessoa. Vai depender também se é alérgico à saliva, pelos ou caspa.





Lykoi

Gênnetos Gatil

Nossas redes:

  • Gênnetos Gatil - Lykoi
  • Gênnetos Gatil - Lykoi

Santo André | São Paulo | Brasil

©Gênnetos Sphynx & Lykoi - Todos os direitos reservados